Startup criada a partir de projeto associado ao PRH é finalista do Programa de Inovação Desafio Sebrae-Petrobras

24/07/2020 12:42

A VERTESIS, startup criada pelo pós-doutorando do PGEAS Rodrigo Tacla Saad, é uma das 30 finalistas do Programa de Inovação Desafio Sebrae-Petrobras. A startup busca levar para mercado inovações nas áreas de verificação e testes para sistemas críticos e pode ser financiada para aprimorar a levar ao mercado uma ferramenta para automatizar os testes de lógica para Sistemas Instrumentados de Segurança. Esta ferramenta teve início no projeto de pesquisa “Validação de sistemas de controle e automação na Indústria do Petróleo e Gás utilizando métodos de teste, verificação e síntese de programas“, associado ao PRH 2.1 e desenvolvido em parceria com a Petrobras. Dentre os trabalhos desenvolvidos, as ferramentas para edição de especificações e teste automático de CLP demonstraram resultados promissores que motivaram a submissão da proposta para a edição 2020 do desafio de inovação proposto pela Petrobras.

O pós-doutorando Rodrigo Tacla Saad é ex-aluno de Engenharia de Controle e Automação da UFSC e possui doutorado em Sistemas Confiáveis e Computação de Alto Desempenho pelo INSA-Toulouse. Desde a sua graduação, Rodrigo trabalha no desenvolvimento de novos algoritmos escaláveis para realizar a verificação e testes de sistemas críticos de grande porte. Nos anos de 2018 e 2019 trabalhou no projeto “Validação de sistemas de controle e automação na Indústria do Petróleo e Gás utilizando métodos de teste, verificação e síntese de programas”, que motivaram a proposta submetida ao desafio de inovação.

Dentre as atividades realizadas neste projeto, duas ferramentas foram desenvolvidas para automatizar os testes de aceitação da Matriz Causa e Efeito para Sistemas instrumentados de Segurança (SIS), são elas: um editor para digitalizar as Matrizes Causa e Efeito (MCE) e um testador para automatizar os Testes de Aceitação da Matriz. Alinhado com as tendências de digitalização da indústria, o editor consiste em uma ferramenta de edição para digitalizar a especificação funcional de segurança no formato MCE seguindo as normas da empresa. Integrado a este editor, o projeto também desenvolveu um testador que seleciona e executa os testes de lógica para verificar que o SIS implementado está conforme a especificação documentada na MCE digitalizada. Devido à explosão combinatória associada ao número de testes possíveis, o testador utiliza um algoritmo inteligente que analisa a dependência entre as lógicas de intertravamento a fim de selecionar um conjunto de testes pertinentes, ou seja, testes capazes de encontrar erros rapidamente. Depois de selecionados, os testes são executados automaticamente no SIS seguindo a metodologia de teste caixa-preta. A eficácia da ferramenta foi validada em dois sistemas de grande porte de plataformas de produção offshore nos quais o testador realizou mais de 1500 testes em aproximadamente 8 horas.

O PRH parabeniza o pós-doutorando Rodrigo Tacla Saad, o Prof. Max Queiroz e os demais envolvidos nessa conquista. O resultado da seleção certamente servirá de motivação para que nossos alunos trilhem caminhos semelhantes e contribuam para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional de petróleo, gás e biocombustíveis.