Estratégias para Otimização Estática e Dinâmica de Sistemas Marítimos Complexos de Produção de Óleo e Gás

.

Objetivo Geral:

Desenvolver modelos e projetar algoritmos para otimização matemática da produção de plataformas marítimas, em contextos unitários e integrados em bacias produtoras.

Desafio:
Emprego de dados de medições de processo para ajuste automático de modelos estáticos e dinâmicos, tornando as predições dos modelos ajustadas às condições operacionais vigentes. Construir estratégias de otimização matemática estáticas e dinâmicas que obtenham soluções ótimas globais, ou próximo do ótimo com base em certificados de qualidade, e robustas quanto a erros de modelagem e tempo computacional.

Solução:
Soluções baseadas no ajuste de parâmetros críticos de simuladores fenomenológicos com o uso de métodos de otimização sem derivada e medições dos processos. Seguido da construção de modelos lineares por partes com base em dados obtidos dos simuladores empregando análise de sensibilidade. Os modelos e algoritmos são integrados ao BR-SiOP (Sistema de Otimização da Produção da Petrobras) e disponibilizados por meio de interfaces aos operadores da unidades de produção.

Parceiro:
Petrobras.

A pesquisa em desenvolvimento emprega metodologias científicas e rigorosas na solução de problemas de interesse real do setor de produção de petróleo e gás. Especificamente estão sendo projetados modelos e algoritmos para otimização matemática de ativos que levem a ganhos de produção, minimização de custo operacional, e redução do impacto ambiental.

Professores envolvidos:
Eduardo Camponogara – DAS/UFSC (Coordenador)
Jomi Fred Hubner – DAS/UFSC
Ubirajara Franco Moreno – DAS/UFSC